Maximizando conversões: dicas de SEO para CRO de comércio eletrônico

21 de maio de 2024

Duas tarefas principais no comércio eletrônico são garantir excelente visibilidade ao seu site e aumentar o número de compras nele.

O SEO visa melhorar a classificação nos mecanismos de busca e, assim, atrair tráfego para o seu site. Enquanto isso, a otimização da taxa de conversão (CRO) ajudará a converter visitantes em clientes.

Você pode combinar as duas estratégias para tornar as atividades ainda mais eficazes. Várias técnicas de SEO podem ajudar a aumentar as conversões de comércio eletrônico, então continue lendo para aprender sobre elas.

Os princípios básicos de SEO e CRO

A taxa de conversão de comércio eletrônico mostra a porcentagem de pessoas que acabam comprando algo. A fórmula para medi-lo é simples. Por exemplo, 1.000 pessoas visitam seu site por dia e 5 delas fazem uma compra. O cálculo da taxa de conversão de comércio eletrônico será o seguinte:

5/1000*100% = 0.5%

Como saber se o seu site tem uma boa taxa de conversão de comércio eletrônico? De acordo com uma pesquisa da LittleData, a taxa de conversão média para empresas de comércio eletrônico é 1,3%. Qualquer coisa abaixo disso significa que você tem espaço para melhorias. Os melhores desempenhos têm uma taxa de conversão de 3,3%, e chegar lá pode levar tempo e esforço.

SEO consiste em técnicas para atrair tráfego orgânico para sua página. Eles incluem otimizar um site para atender aos padrões do Google, pesquisar palavras-chave, otimizar suas páginas para essas palavras-chave, etc.

O objetivo do seu site é aparecer no topo das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) para palavras-chave que descrevam seus produtos.

Dicas de SEO para uma melhor taxa de conversão de comércio eletrônico

As técnicas de SEO são ótimas para direcionar tráfego de alta qualidade para suas páginas. Eles também podem ajudar a melhorar a taxa de conversão do comércio eletrônico. Aqui estão os aspectos de SEO nos quais você deve se concentrar para o CRO.

Crie páginas de produtos que atendam à intenção do usuário

A primeira coisa que você pode fazer para aumentar a taxa de conversão com SEO é criar páginas de produtos que contenham as palavras-chave corretas e atendam à intenção do usuário.

A intenção do usuário é o motivo pelo qual um usuário decide pesquisar algo no Google e o que espera encontrar. Existem quatro categorias principais de intenção do usuário com as quais você terá que trabalhar:

  • Informativo. O usuário deseja encontrar informações sobre algo relacionado ao seu produto. Exemplo: como combinar cintos com sapatos.
  • De navegação. O usuário deseja encontrar o site ou página da sua empresa. Exemplo: suaempresa.com, sapatos marrons.
  • Comercial. O usuário deseja encontrar detalhes sobre sua empresa ou produtos antes de comprar. Exemplo: melhores fabricantes de calçados.
  • Transacional. O usuário está pesquisando com intenção de compra. Exemplo: comprar sapatos masculinos marrons.

A primeira etapa é examinar sua lista de palavras-chave e classificá-las em uma dessas quatro categorias. Como os sites de comércio eletrônico normalmente têm centenas de páginas, é melhor focar primeiro nas palavras-chave transacionais e comerciais – elas o ajudarão a melhorar a taxa de conversão.

É seguro presumir que uma palavra-chave como “comprar sapatos marrons masculinos” tem intenção transacional. Mas a intenção do usuário é mais profunda do que isso.

Você também deseja entender quais informações os usuários desejam ver na página. Para isso, faça uma pesquisa no Google pela palavra-chave que você está tentando otimizar e veja o que o mecanismo de pesquisa retorna.

Após os anúncios de texto, você normalmente verá os resultados dos pacotes locais para tal solicitação.

Fonte: Google

Alt: resultados locais em uma pesquisa de comércio eletrônico.

Então, provavelmente mostrará imagens e anúncios compráveis.

Fonte: Google

Alt: imagens e anúncios na pesquisa de comércio eletrônico.

Se você vir algum desses recursos, é uma boa ideia tentar colocar sua empresa neles, seja fazendo SEO local ou criando uma conta no Google Merchant Center, porque esses resultados sempre estarão mais acima na pesquisa do que os resultados orgânicos.

Mas isso é mais um projeto de longo prazo. Por enquanto, vá até os resultados orgânicos.

Fonte: Google

Alt: resultados orgânicos em uma pesquisa de comércio eletrônico.

Clique nos dez principais resultados da pesquisa orgânica e veja o conteúdo que esses sites mostram. Esta é a aparência de uma página típica.

Fonte: Macy's

Alt: Layout de uma página de categoria de um site de comércio eletrônico.

As outras páginas do SERP são muito semelhantes. Algumas tendências são óbvias aqui:

  • Uma lista de produtos com uma imagem grande.
  • Uma breve descrição e avaliação de avaliação para cada produto.
  • Vendas e descontos são anunciados nas listas de produtos.
  • Fácil acesso para aplicação de filtros.

Com base nisso, você pode concluir que ao pesquisar “sapatos masculinos marrons”, os usuários esperam ver uma lista de opções para filtrá-los. Eles não esperam ver descrições ou apenas um único produto.

Se a sua página chegar ao topo do SERP e não mostrar aos usuários o que eles desejam ver, eles poderão voltar. Isso influencia negativamente não apenas a taxa de conversão do comércio eletrônico, mas também o SEO.

Portanto, faça essa análise para todas as páginas com probabilidade de conversão, como páginas de produtos e categorias, e garanta que você atenda às expectativas do usuário.

Por outro lado, não se concentre apenas em palavras-chave mais curtas com altos volumes de pesquisa. Palavras-chave longas são normalmente usadas para encontrar um produto específico. Mesmo que milhares de pessoas não estejam procurando por eles, a taxa de conversão pode ser maior.

Aqui está um exemplo dessa palavra-chave. O primeiro resultado é um único produto que corresponde ao que o usuário procura.

Fonte: Google

Alt: Resultados de uma pesquisa por palavra-chave de cauda longa.

Além da intenção, não se esqueça de otimizar uma página também para a palavra-chave. Você deseja que a palavra-chave primária apareça não apenas no corpo do texto, mas também nas tags SEO:

  • Etiqueta de título.
  • Tag de meta descrição.
  • Alt tags para imagens.
  • URL.

Isso garante que os usuários encontrarão suas páginas e que a taxa de conversão de comércio eletrônico aumentará porque as pessoas que encontrarem suas páginas estarão mais interessadas nos produtos que você oferece.

Trabalhe em SEO Técnico

Otimizar o conteúdo da página de acordo com a intenção do usuário é provavelmente a parte mais significativa do CRO, e o SEO pode ajudar nisso. Você também pode otimizar o SEO técnico.

Os usuários não gostam quando seguem um link e encontram uma página 404 ou quando o site demora meio minuto para abrir, principalmente em plataformas móveis. 53% de usuários móveis sairão a página se demorar mais de três segundos para carregar.

Se você otimizar a velocidade do site e lidar com outros problemas, mais pessoas permanecerão no site e realizarão conversões.

Comece identificando os problemas. Para fazer isso, você pode usar Auditoria do SE Ranking. Essa ferramenta pode analisar seu site e encontrar todos os tipos de problemas, como erros 404, conteúdo duplicado, Core Web Vitals que estão abaixo da média e trechos de código que estão deixando o site lento.

Faça esta auditoria uma vez por semana e procure sugestões de melhorias.

Normalmente você terá que fazer algumas dessas coisas para acelere seu site.

  • Diminua o tamanho dos arquivos de imagem.
  • Minimize JavaScript e CSS.
  • Priorize o carregamento de conteúdo HTML antes de JavaScript ou arquivos grandes.
  • Reduza o número de solicitações HTTP.

Você também deve considerar usuários em todas as plataformas. Certifique-se de que seu site carregue de maneira diferente em plataformas móveis e priorize a capacidade de resposta móvel. Isso ajudará a reter os usuários que visualizam sua loja de comércio eletrônico em dispositivos móveis, o que pode representar mais da metade de todos os visitantes.

Finalmente, há uma coisa que você pode fazer para aumentar os cliques do seu site nos resultados da pesquisa orgânica. Com a marcação Schema, você pode mostrar significativamente mais informações no SERP.

Por exemplo, esta página mostra uma imagem do produto e alguns links de navegação.

Dados estruturados em SERP.

Fonte: Google

Você também pode mostrar coisas como o preço de um item, sua disponibilidade e horário de funcionamento.

Use o Structured Data Markup Helper do Google para adicionar Schema às suas páginas ou peça às ferramentas de IA para gerar o código para você.

Fornece navegação clara e compreensível

Os usuários podem sair sem comprar se não conseguirem encontrar o produto que desejam. É por isso que você também precisa trabalhar para tornar sua navegação perfeita em todas as plataformas.

A barra de navegação principal deve estar no topo da página, apresentar categorias populares e ter subcategorias, se necessário.

Menu de navegação em um site de comércio eletrônico.

Fonte: Alexanderscolumbus.com

Outras práticas recomendadas incluem o seguinte:

  • Tenha o menu de navegação principal em todas as páginas.
  • Use as categorias mais populares como itens de menu.
  • Não coloque produtos populares muito no final da lista.
  • Use a navegação estrutural.
  • Oferece muitas opções para filtrar listas de produtos nas páginas de categorias.
  • Dê sugestões de produtos aos usuários.
  • No celular, evite usar subcategorias no menu.
  • Certifique-se de que os itens de menu estejam distantes uns dos outros no celular para que os usuários não cliquem neles incorretamente.
  • Substitua animações de foco por animações de clique em dispositivos móveis.

Se você tiver escolheu uma boa plataforma para o seu site de comércio eletrônico, algumas dessas práticas recomendadas já podem estar implementadas por padrão.

Dito isto, é preciso pensar muito no sistema de navegação. Decidir quais categorias colocar primeiro na lista do menu ou se deve ter um item de menu separado para descontos depende do tipo de negócio que você administra.

Você precisará descobrir isso planejando e simplesmente por tentativa e erro. Para uma abordagem mais baseada em dados, você pode usar um software de mapa de calor.

Prós e contras do uso de SEO para sites de comércio eletrônico

Agora, vejamos uma lista de prós e contras para que você possa descobrir se o SEO é adequado para o seu negócio de comércio eletrônico.

Profissionais de comércio eletrônico de SEO

  • Melhor conhecimento da marca. Quando o seu site tem uma classificação consistentemente elevada no SERP para palavras-chave relevantes, isso aumentará o conhecimento da marca. Mesmo que os usuários não cliquem em seu site nos resultados da pesquisa, eles o verão e aprenderão sobre sua marca.
  • Mais tráfego orgânico. O tráfego orgânico do Google é gratuito, pois você não precisa pagar por anúncios. Também pode ser alcançado mais facilmente do que o tráfego orgânico de mídia social. Assim, otimizar seu site para mecanismos de busca aumenta sua base de clientes potenciais.
  • Maior envolvimento do cliente. Os sites devem ter uma estrutura clara para que sejam fáceis de navegar e de fazer um pedido. É por isso que direcionar mais tráfego para o seu site significa mais engajamento e vendas.
  • Menor custo de aquisição de clientes. Usar o SEO como sua principal fonte de leads de comércio eletrônico pode significar um CAC mais baixo. Com mídias sociais ou anúncios pagos, você tem que pagar o alto custo de veiculação de campanhas publicitárias ou produção de vídeos. Com o SEO, a maior parte das despesas está relacionada à remuneração dos funcionários.

Contras de comércio eletrônico de SEO

  • Processo demorado. O SEO não fornece leads tão rápido quanto a veiculação de anúncios pagos. Otimizar a taxa de conversão de SEO dá muito trabalho e você pode não ver nenhuma mudança positiva por algum tempo depois de otimizá-la.
  • Mudanças no algoritmo dos mecanismos de pesquisa. O Google está constantemente refinando sua abordagem de pesquisa. Em 2023, a empresa lançou dez atualizações. Isso significa que coisas que funcionavam antes podem parar de funcionar e seu site pode cair de posições altas no SERP. No entanto, se você seguir as práticas recomendadas de segurança, você ficará bem.
  • Competição em palavras-chave de alto volume. Palavras-chave com altos volumes de pesquisa, como “comprar sapatos”, têm milhares de sites competindo por elas. Isso significa que você tem que trabalhar duro para acompanhar.
  • Sem garantias. A pior parte do SEO é que ele não é tão simples quanto veicular anúncios. Não há garantia de que você obterá o primeiro lugar no SERP para uma palavra-chave específica, não importa o quanto você tente, porque a concorrência é acirrada. É por isso que você precisa segmentar centenas de palavras-chave.

Resumo

Você acha que o SEO é adequado para sua empresa de comércio eletrônico? Se for, siga as melhores práticas para obter uma melhor posição SERP, mais tráfego e mais vendas.

Enquanto estiver fazendo isso, não se esqueça de usar as dicas de otimização de conversão de SEO deste artigo para melhorar a taxa de conversão de comércio eletrônico e os números de tráfego.

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